A duplicidade do ser humano

Author: Palavra Viva Marcadores::


                                     O Beijo de Judas



Na Idade Média, séculos 12 e 13, a saudação entre religiosos cristãos tornou-se o beijo de paz, que simbolizava a caridade e unia os cristãos durante a missa. O beijo de paz também era utilizado pela Igreja nas cerimônias de ordenação, na recepção de noviços, na missa etc. Neste mesmo período da história, a Igreja Católica proibiu o beijo caso este tivesse alguma conotação libidinosa. O beijo, afirmavam os religiosos, não tinha de ter ligação com o prazer sexual. Os fiéis passaram a beijar o osculatório e somente os clérigos mantiveram o costume do beijo nos lábios para as cerimônias .
Somente no século 17 que os homens deram fim ao beijo na boca, o substituíram, então, pelo abraço cerimonial.
 Foram os romanos que o difundiram, para explanar sobre o beijo, o latim tem três palavras distintas: osculum, beijo na face; basium, beijo na boca; e saevium, beijo leve e com ternura.

Na escuridão da noite, ele subiu ao monte até chegar ao jardim onde Jesus havia ido orar. Guiando uma multidão armada (Lucas 22:47-48), Judas se aproximou do Senhor e o beijou;  A palavra grega traduzida “beijo” indica que Judas o beijou calorosamente..Ato de amor fraternal  usado como ato de deslealdade.
Este beijo era diferente. A multidão que seguia Judas pretendia prender Jesus e o beijo de Judas o identificou para eles. Judas havia conspirado com os líderes judeus para entregar Jesus em suas mãos e, sabendo que o jardim de Getsêmani era o lugar favorito de Jesus, para mim um lugar de entrega, ele escolheu trair Jesus, entregando-o aos inimigos, nesse lugar.


 A traição é uma ofensa escondida num terno beijo; referir a "um ato que aparentemente é de amizade, troca-se o que é de valor incalculável por nada! Trinta moedas não são suficientes por aquilo que é eterno e verdadeiro.

O beijo de Judas faz transferi golpes dolorosos no corpo, lanças que sangram o coração onde depositou todo o amor, o beijo de Judas faz senti uma coroa de espinho em nossas memórias dos momentos vividos , o beijo de judas são gravos nos pés dos caminhos que andávamos juntos, o beijo de judas são os cravos nas mãos que a colheram quando precisou, mãos que cuidaram, mãos que ajudaram, mãos que abraçou..

O beijo de Judas está longe de levantar suspeito, porque ele leva longo período desfaçando uma comunhão verdadeira, jamais esperamos que um verdadeiro amigo nos traia...Tem uma posição de confiança, e cuida dos nossos tesouros (aparencia de equilíbrio), beijo de Judas sempre identifica que ele sempre está correto e tem vantagem sobre os demais. (auto confiantes).

.Beijo de Judas traz
 * remorso
 * tristeza
 *auto exame
 *perda
 *má reputação
 *morte

0 comentários |

Postar um comentário

Seguidores

Welcome

Quem sou eu

Minha foto
Joelma Gonçalves missionária e conferencista, graduada em Ciências da Religião com Formação Pedagógica na Faculdade de Educação Teológica do Nordeste'FAETEN' sobre resistro da UVA. Pós graduada em Terapia Familiar; Cooperadora da obra de Deus, exercendo funções no círculo de oração na sede das Assembléia de Deus Templo Central em Fortaleza- CE.

Total de visualizações de página

Popular Posts

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

miss.joelma gonçalves. Tecnologia do Blogger.
banner 1 banner 2